Procurar
 
 
Login
 
 

 

Processo de migração de utilizadores para Google Apps

Google Apps do CNE

O CNE está a migrar as suas contas de correio eletrónico institucionais (@cne-escutismo.pt) de servidores próprios para o serviço Google Apps. Com esta migração os utilizadores, agrupamentos e estruturas obtêm benefícios significativos quer pelo aumento da capacidade de 30Gb por caixa de email, controlo de SPAM, organização de e-mail’s e disponibilidade, pois teremos os níveis de serviço profissionais proporcionados pela Google (detalhes em http://suporte.cne-escutismo.pt/ajuda/google-apps-do-cne/vantagens-e-desvantagens.html), e ainda acrescem os serviços que a própria Google disponibiliza, tais como:

·         Google Drive (uma “dropbox” com 30Gb patilhados com email, sem a necessidade de convites),

·         Google Groups (uma maneira fácil de criar uma lista de distribuição e/ou fórum de discussão),

·         Google+ (partilha de fotos e eventos)

·         Google Calendar (partilha fácil de agendas e compromissos entre pessoas),

·         Google Hangouts (uma potente ferramenta de vídeo conferencia), entre outras.

Com esta migração alarga-se o limite de caixas de correio por agrupamentos, passando das atuais 10 caixas, permitindo, no limite que cada animador da estrutura tenha a sua própria caixa de correio. Por exemplo: fulano@agrNNN.cne-escutismo.pt.

A migração será faseada e muito fácil. Para quem já utiliza o Google através de browser (IE, Firefox, Crome, etc.) esta migração é bastante simples bastando para tal usar as novas credenciais na página de acesso às contas Gmail (www.gmail.com). Para quem utiliza alguma ferramenta de e-mail tipo Outlook basta seguir os passos indicados em http://suporte.cne-escutismo.pt/ajuda/apoio-geral/emails/configurao-outlook-2007-via-pop3.html.

Existe ainda a facilidade de utilização das contas pessoais dos utilizadores, para gerir contas institucionais, ou seja, permite configurar o envio “on behalf” ou “em nome de” – que facilita a escolha do remetente (pessoal ou institucional) no momento do envio da mensagem sem a necessidade de refazer acessos – quer utilizando o browser ou uma ferramenta de correio eletrónico (pode haver limitações desta funcionalidade conforme a ferramenta em uso). Para quem utiliza o browser basta seguir as instruções no link http://suporte.cne-escutismo.pt/ajuda/apoio-geral/emails/gmail-enviar-e-mail-como....html.

A Junta Central recomenda vivamente, que os agrupamentos, núcleos e regiões adoptem os endereços institucionais normalizados, descritos em http://suporte.cne-escutismo.pt/ajuda/google-apps-do-cne/enderecos-de-email-obrigatorios-para-os-agrupamentos.html . Isto permitirá criar um histórico de assuntos e mensagens trocadas pelas estruturas e facilita a passagem de correspondência quando ocorrem alterações nas direções de agrupamento e outros orgãos institucionais.

A ENI está a estudar a melhor maneira de migrar as mensagens antigas, quer as que ainda estão nos atuais servidores quer as que estejam nas maquinas locais dos utilizadores, para o Google Mail.

A ENI vai contactar e planear com os Agrupamentos e estruturas do CNE a migração das suas contas.